As linhas do transporte público municipal que passam pelo Terminal Central de Campinas não vão aceitar dinheiro como pagamento a partir do dia 17, sábado. Ao todo, 40 itinerários devem passar a receber somente usuários com QR Code, ou que tenham Vale Transporte e os bilhetes Único, Escolar e Universitário.
De acordo com o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, a mudança contempla a grande maioria dos ônibus circulares. A ideia é que a medida seja aplicada gradativamente até atingir 100% do sistema. Até lá, espera pela adaptação da parcela que ainda paga em dinheiro.
A compra através do aplicativo de celular, aliás, será implantada após ter sido prevista inicialmente para começar a valer em dezembro do ano passado. Mas a partir do próximo dia 17, Barreiro garante que a novidade finalmente estará disponível. O app poderá ser baixado nos sistemas Android e iOS.
O plano do secretário é de que Campinas seja o primeiro grande município a não ter mais dinheiro como forma de pagamento no sistema de transporte. Por outro lado, reconhece que a fase inicial do projeto vai passar por uma avaliação da Emdec. E por isso não estabelece prazo para a implantação total.