Pontos para descarte de lâmpadas ainda não abrangem todos bairros de Campinas

Lâmpadas fluorescentes precisam de descarte especial para evitar contaminação de mananciais. Curitiba, 07/07/2016. Foto: Thays Poletto

O descarte correto de lâmpadas fluorescentes ainda é um desafio em Campinas. Alexassandra Alves não tem um ecoponto perto de casa, mas sabe dos riscos  e tenta se amenizá-los.

Pensando nessa falta de locais para o descarte, a Reciclus que é  uma entidade civil sem fins lucrativos, faz a gestão da logística reversa de lâmpadas fluorescentes pós-uso em todo o País – desde a coleta, transporte, separação dos componentes, até a destinação ambientalmente correta.

Hoje, são mais 305 pontos de coleta em 63 cidades do país. O estado de São Paulo concentra cerca de 1/3 dos locais, que geralmente ficam comércios.

No ano passado, foram recolhidas quase 200 mil lâmpadas.

O gerente de Operações da Reciclus, Willian Gutierrez, ressalta a importância desse descarte correto, principalmente pensado na saúde pública.

Até 2020, a Reciclus pretende chegar a 3900 pontos de descarte de lâmpadas em 300 municípios de todo o país.

Viviane Santos já sabe da importância dessa destinação correta e já tem o hábito de fazer isso.

Em Campinas, os ecopontos e pontos verdes estão nos seguintes locais, Jardim São Gabriel, Vila União, Jardim Eulina, Vila Campos Sales, Parque Itajaí, Jardim Paranapanema, Ecoponto Pneus no São Bernardo, Vida Nova, Jardim Pacaembu, Parque São Jorge, Sousas, Barão Geraldo, Parque Via Norte, Jardim Bela Vista, Vila Costa e Silva, Vila Formosa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.