Vereador pede audiência para discutir IPTU, após reajuste já ser aplicado em Campinas

Um requerimento do vereador Marcelo Silva do PSD, ao presidente da Câmara de Campinas, Rafa Zimbaldi, pede a convocação de uma audiência pública facultativa para discutir reformulação da Planta Genérica de Valores da cidade e seu impacto no IPTU e ITBI. Os impostos chegaram a um aumento de 30%.

O pedido inclui ainda o convite aos 33 vereadores, entidades do ramo imobiliário e integrantes da Comissão Municipal de Valores Imobiliários.

O parlamentar explica a solicitação dizendo que as discussões não tiveram aval de todas as partes, com tramitação rápida.

Márcio Barbado é ex-secretário municipal e empresário de Campinas e tem participado da discussão entorno do reajuste do IPTU, inclusive, de encontro com alto escalão da prefeitura. Ele até acha importante a audiência pública, mas talvez seja tarde.

O próprio vereador Marcelo Silva não espera uma reversão no reajuste nesse ano, mas pensa em 2019 e 2020, quando a prefeitura já prevê 10% de aumento em cada um dos períodos.

Barbado vê a necessidade de a prefeitura rever os reajustes já aplicados, até porque em relação aos dos anos seguintes, já houve sinalização de que será feita nova análise.

A Prefeitura de Campinas, em nota, reafirmou que a nova Planta Genérica de Valores da cidade foi construída de forma transparente. Sobre a possibilidade de revisão do reajuste deste ano, entende que seria um ato ilegal, pois caracterizaria renúncia de receita.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.