3° fase da Operação Carne Fraca cumpre mandados na região

A 3° fase da Operação Carne Fraca, deflagrada na manhã desta segunda-feira (05/06), teve cumprimento de mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva na região. As cidades foram Piracicaba e Vinhedo. Ao todo, no país foram 91 ordens judiciais, nesta etapa denominada “Operação Trapaça”.

As investigações apontam que cinco laboratórios credenciados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e setores de análises do grupo BRF, fraudavam resultados de exames em amostras do processo industrial e informava ao Serviço de Inspeção Federal dados fictícios em laudos e planilhas. Segundo o inquérito, o objetivo era burlar o Serviço de Inspeção Federal, não permitindo que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fiscalizasse com eficácia a qualidade do processo industrial da empresa investigada.

O delegado da Polícia Federal, Maurício Moscardi Grillo, em coletiva de imprensa explicou que foram constatadas irregularidades em procedimentos recentes, com a presença de salmonela, o que não chegou a ser notificado.

A Polícia Federal aponta que esse suposto esquema tinha a anuência de executivos do grupo empresarial, do corpo técnico e de profissionais responsáveis pelo controle de qualidade dos produtos. Entre os presos na ação, está inclusive, o ex-diretor-presidente global da BRF Brasil Foods Pedro de Andrade Faria.

Durante a coletiva de imprensa, o coordenador-geral de Inspeção do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Alexandre Campos da Silva, descartou, neste momento, riscos à saúde pública.

Alguns países colocam como restrição a presença da salmonela para importar esses produtos, o que compromete a exportação. Após a Operação Trapaça, as ações da BRF caíram 11%. A primeira fase da Operação Carne Fraca ocorreu em março de 2017, investigando suposto envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura em esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

GM prende agressor de mulher em Campinas; ela já tinha medida protetiva contra ele 

Batida entre dois ônibus deixa quatro feridos na John Boyd Dunlop, em Campinas 

Equipamentos da turnê de Kylie Minogue desembarcam em Viracopos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.