Câmara reprova contas da prefeitura de 2011 e Hélio fica inelegível até 2026

A Câmara de Vereadores de Campinas reprovou na noite desta quarta-feira os pareceres do Tribunal de Contas do Estado em relação às contas da prefeitura de 2011, ano em que a cidade teve três prefeitos diferentes: Hélio de Oliveira Santos, Demétrio Vilagra e Pedro Serafim.

Já que a situação de 2011 foi inédita, a decisão dos parlamentares incluiu uma emenda que eximiu Demétrio e Serafim da responsabilidade sobre os erros que geraram a rejeição das contas. Portanto, ambos não serão penalizados com a inelegibilidade. Hélio foi o único responsabilizado, ficando inelegível por oito anos, ou seja, até o ano de 2026.

Também nesta quarta-feira, os vereadores aprovaram as contas da prefeitura de 2013 e 2014 do governo Jonas Donizette.

Em relação às contas rejeitadas de 2011, a Câmara consultou o TCE sobre a possibilidade de haver decisões diferentes para os prefeitos, e foi informado que a Casa tinha autonomia para decidir.

O Decreto Legislativo que endossa o parecer do Tribunal de Contas foi aprovado por 28 votos. Já a emenda teve 27 votos favoráveis, um contrário, de Mariana Conti, do PSOL, e uma abstenção, de Marcos Bernardelli, do PSDB.

Entre as irregularidades apontadas, estão despesas insuficientes em Educação, não-preenchimento de fichas de fiscalização do sistema Audesp, falta de transparência no balanço fiscal, desvios de finalidade em contas, e ausência de declaração de bens de secretários municipais.

Os pareceres que aprovaram as contas de 2013 e 2014 foram endossados com 27 votos a favor e um contrário, da vereadora Mariana Conti, do PSOL.

Com a votação desta quarta-feira, a Câmara de Campinas agora tem apenas um parecer do TCE pendente a ser votado: o de 2012.

Neste ano, o prefeito era Pedro Serafim, e o Tribunal rejeitou as contas apresentadas pela administração.

A votação deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2018.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.