Dados do movimento Todos pela Educação mostram que somente 4,5% das escolas públicas do Brasil possuem infraestrutura completa prevista em lei. O levantamento foi feito em 2015 e indica que a qualidade da Educação de crianças e adolescentes no País é baixa e reflete nos níveis de aprendizagem.
A assessora de Educação da ONG Visão Mundial, Andrea Freire, cita como exemplo índices de estudantes que deixam o 5º ano do Ensino Fundamental. Em Língua Portuguesa, 50% possuem noções adequadas. Em Matemática, 39%. Para ela, o problema é que os resultados tendem a piorar nas séries seguintes.
Em alguns casos, além de falta de laboratórios, salas e bibliotecas, não há nem mesmo acesso a energia elétrica, a esgotamento sanitário, ou água tratada. Por esse motivo, foi lançada para os meses de fevereiro, março e abril uma campanha que propõe a melhoria dos espaços físicos e a criação de projetos.
É o terceiro ano consecutivo que a organização não governamental promove a ação Doe uma Escolha em sete estados brasileiros. Entre eles, São Paulo. A intenção é mobilizar pessoas e empresas e beneficiar mais de 10 mil alunos em 14 escolas públicas do Brasil com ambientes pedagógicos requalificados.
Além de doações a partir de R$ 50 pelo portal da ONG, quem quiser lidar diretamente com as atividades também pode se inscrever para ser voluntário. O cadastro pode ser feito pelo site visaomundial.org/doeumaescolha, onde também é possível encontrar uma aba exclusiva para empresas e instituições.
Além de quantias em dinheiro, é possível doar ainda produtos, como materiais de construção, livros de literatura infanto-juvenil, computadores e tablets. A partir do total arrecadado, a comunidade escolar, a família dos alunos e os voluntários vão realizar mutirões de pintura, reforma e decoração nas escolas.