As trilhas sonoras de Ennio Morricone

Depois de várias indicações ao Oscar sem nenhuma vitória, a Academia de Hollywood se redimiu e premiou Ennio Morricone pelo conjunto da obra.  A estatueta foi entregue ao compositor e arranjador italiano na cerimônia de 2007.O episódio colocou fim a maior injustiça musical já cometida pela indústria cinematográfica americana. Nascido em Roma em 1928, Ennnio Morricone começou a  compor para o cinema a partir da década de 60.  Desse período em diante foram milhares de músicas para mais de 500 filmes, muitos deles conhecidos apenas na Itália. Quando algumas dessas  obras chegaram aos Estados Unidos, a trilha sonora chamou a atenção, afinal, o que se ouve é algo inovador.

Ennio Morricone sentia a necessidade de incorporar sons do dia a dia … badalo de sino, estampido de tiro, batuque em latas e barulho de máquina de escrever são  alguns dos efeitos que incluiu nas músicas. E mesmo uma orquestra não era suficiente para dar conta de todas as ideias .  Morricone usou guitarra, violão, gaita e outros instrumentos menos tradicionais para aumentar as possibilidades. Como poucos, ele soube aproveitar a voz humana para pontuar algum tema.

Foi no conservatório Santa Cecília que o adolescente Ennio Morricone fez os cursos de composição, arranjo, orquestração e de trompete, instrumento  que o iniciou no mundo da música. Pois o pai dele tocava profissionalmente em pequenas bandas. O estudo aprimorou o dom e ele saiu da escola pronto para trabalhar. E foi o que fez durante toda a década de 50 ele escreveu peças clássicas, compôs para o teatro e o rádio também ajudou dezenas de artistas ao ser contratado por uma gravadora.

A projeção internacional veio com as trilhas sonoras para filmes do diretor Sergio Leone, e mesmo assim veio com atraso, É que a trilogia “ Por um punhado de dólares ”, “ Por uns dólares a mais ” e “ Três homens em conflito ”, foi lançado nos Estados Unidos após alguns anos da estreia na Itália . O sucesso ajudou Ennio Morricone a montar em estúdio em Roma no final de década de 70, junto com outros três compositores toda a criação dele passou a ser gravada nesse espaço.

Regendo a própria orquestra ou como Maestro convidado, Ennio Morricone já se apresentou em diversos países

 

enio

 

 

Acompanhe esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.