O vereador Gustavo Petta, do PCdoB, vai deixar o cargo na Câmara de Campinas. O pedido de licença foi protocolado na última segunda-feira. No lugar dele, entra Carlinhos Camelô, que é do mesmo partido.
Petta vai assumir uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, já que é suplente de Junior Aprillanti, do PSB, que vai se tornar secretário de Turismo do estado a convite do governador Márcio França, também do PSB.
Em 2014, Gustavo Petta teve 33 mil votos, resultado que assegurou a suplência e que é usado por ele para justificar a decisão de assumir a cadeira a poucos meses da eleição. A intenção, segundo ele, é representar a região.
Questionado sobre a posição que terá frente ao governo do estado, comandado pelo PSB, ele afirma que vai manter a independência adotada na Câmara em relação ao prefeito de Campinas, Jonas Donizette, da mesma legenda.
Ele não nega que haja diálogo entre os dois partidos em nível estadual. Mas como ainda não há qualquer definição sobre participação no governo, por exemplo, se diz à vontade para seguir independente.
O comunista estava no segundo mandato no Legislativo campineiro. No primeiro, já havia se licenciado para assumir vaga na Câmara dos Deputados. Ele será substituído agora por Carlinhos Camelô, também do PCdoB.
O substituto é definido por Gustavo Petta como um político experiente porque já foi vereador em Campinas. Para ele, o colega de legenda vai manter a participação na oposição e representar os trabalhadores informais.