O Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, manteve as restrições no atendimento devido à falta de insumos causada pelo desabastecimento. A informação via comunicado oficial é de que as cirurgias eletivas continuam suspensas e que os atendimentos de urgência e emergência são prioridade.
Com isso, as medidas e o panorama anunciados no dia 26 são os mesmos, já que as Unidades Referenciadas Adulto e Pediátrica do local ainda estão lotadas.
Segundo a Superintendência, os procedimentos agendados de radioterapia, quimioterapia e infusão de imunobiológicos serão feitos nesta quarta-feira. Ainda assim, alega que um novo boletim sobre a situação deve ser divulgado para reavaliar as condições do HC diante da greve dos caminhoneiros no País.
Já o Hospital PUC-Campinas comunicou que opera normalmente, mas que vai suspender cirurgias e exames laboratoriais eletivos na quarta e sexta-feira. Segundo a nota enviada, a instituição possui insumos até esta quartae por isso adota essa medida de contingência para garantir atendimentos urgentes. Conforme o posicionamento, os demais serviços médicos assistenciais serão mantidos até o dia 3, quando as ações serão reavaliadas diariamente.
Já no Hospital Municipal Mário Gatti, uma funcionária afirmou que alguns fornecedores culpam as paralisações pelo atraso na entrega de materiais. Ainda assim, alega que as atividades acontecem de maneira normal. Familiares e amigos de pacientes, porém, reclamam sobre a demora de até duas horas.
Questionada, a diretoria do Mário Gatti disse que monitora as unidades de urgência e emergência e que “até o momento não houve reflexos na assistência”. Sobre o tempo de espera, a Rede Mário Gatti informa que “todos os pacientes que procuram os hospitais passam por triagem e classificação de risco”.
Como “urgências e emergências são prioridade”, afirma que os pacientes classificados como “casos de menor complexidade aguardam mais tempo”. Por fim, justifica que os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde trabalham em regime porta aberta. Ou seja, atendem todos os que procuram o serviço.