Ouça ao vivo

Jonas diz que Prefeitura monitora ocupações de Campinas

Após o incêndio e o desabamento de um prédio ocupado na Capital Paulista, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, assegura que os imóveis em condições semelhantes na cidade são monitorados e não apresentam riscos.

Atualmente, a Prefeitura contabiliza três locais invadidos por pessoas de baixa renda: o Hotel São Francisco, no centro, que abriga 56 famílias, dois prédios no Jardim Itaiu, com 120 famílias, e no bairro Nossa Senhora Auxiliadora, com 50.

Todas as construções são de propriedade privada, diferente do edifício de São Paulo, que pertencia a União. Enquanto pedidos de reintegração estão em curso, Jonas afirma que os órgãos municipais fazem o acompanhamento da situação.

Apesar de afirmar que o monitoramento feito pela Companhia de Habitação Popular não percebeu qualquer problema iminente nesses espaços, o Chefe do Executivo defende que o ideal seria que essas ocupações não ocorressem.

Questionado sobre a situação das famílias, no entanto, o prefeito reafirma que a Pasta de Habitação e a Cohab acompanham cada caso, mas alega que as medidas do Executivo dependem do avanço ou não dos pedidos de reintegração.

Jonas ainda fez uma comparação e afirma que a situação no município é bem menos crítica que a da Capital, que possui ocupações em dezenas de imóveis abandonados ou inacabados espalhados pela cidade. Muitos deles, públicos.

No caso de Campinas, no entanto, ressalta que as áreas deste tipo já possuem encaminhamento ou contam com destinação assegurada. Como exemplo, cita um prédio que foi concedido à Prefeitura para abrigar a Policlínica II, no centro.

Outro terreno que deve ser cedido ao município é uma área de 18 mil metros quadrados que pertence a União. No local, a objetivo é construir o Mercado Popular da cidade para abrigar os comerciantes do chamado Camelódromo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.