CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Exames de urina seguem em falta em unidades de Campinas

Os exames de urina seguem em falta nos centros de saúde de Campinas. Quem procura o serviço nas unidades é informado pelos atendentes que a situação é a mesma por

Exames de urina seguem em falta em unidades de Campinas
Os exames de urina seguem em falta nos centros de saúde de Campinas. Quem procura o serviço nas unidades é informado pelos atendentes que a situação é a mesma por toda a cidade. Segundo os funcionários, o problema é no laboratório. O panorama é percebido nos bairros há pelo menos um mês. Em meados de […]

Os exames de urina seguem em falta nos centros de saúde de Campinas. Quem procura o serviço nas unidades é informado pelos atendentes que a situação é a mesma por toda a cidade. Segundo os funcionários, o problema é no laboratório.

O panorama é percebido nos bairros há pelo menos um mês. Em meados de maio, a explicação dada pelo próprio secretário de Saúde, Cármino de Souza, era que pendências burocráticas emperravam a compra de fitas e reagentes.

Na ocasião, além de reconhecer as dificuldades administrativas, o responsável pela Pasta estipulou um prazo de até 20 dias para que uma solução fosse apresentada e negou desassistência ou atraso em casos de maior urgência.

Mas o mês de junho começou e até o momento nada parece ter mudado. O CS São Vicente, na Vila Formosa, foi um dos primeiros a registrar reclamações dos usuários, que continuam sendo informados sobre a falta de coleta de urina.

No balcão, uma das agentes também informou à reportagem que nem todos os exames de sangue são realizados. Neste caso, porém, não especificou o motivo do problema. Entre os pacientes do local, todos pareciam conhecer o problema.

No CS União dos Bairros, no Conjunto Habitacional Vida Nova, na região do Aeroporto Internacional de Viracopos, o panorama é o mesmo. Por lá, para piorar, Elina Aparecida relata paciência para conseguir passar por consultas.

A Secretaria de Saúde informou que “todo o agendamento de consultas no CS União dos Bairros é feito por meio de classificação de risco”. Com isso, são priorizados os casos mais graves, que muitas vezes são atendidos no mesmo dia.

Já os doentes crônicos, segundo a Pasta, são acompanhados pela enfermagem e a consulta médica garantida em caso de necessidade. As consultas de rotina têm uma espera média de 30 dias. A unidade faz cerca de 600 atendimentos diários.

Sobre os exames de urina, alega que foram comprados kits para quem precisa do tipo 1, como gestantes e pacientes com sonda, e diz que a quantidade é suficiente para suprir a demanda até a conclusão do o processo administrativo.

Conteúdos