Usuários do transporte coletivo urbano de Campinas que utilizam os pontos de ônibus nas proximidades do Terminal Metropolitano Ramos de Azevedo tem enfrentado dificuldades devido à falta de informação.
Após a alteração das linhas 244 e 271, que antes passavam na Rua Dr. Mascarenhas e agora tem parada na Rua Dr. Ricardo, não há sinalização que informe os passageiros quais as linhas que servem o ponto para embarque e desembarque, além de não ter cobertura.
Dona Domingas utiliza a parada de ônibus todos os dias, e conta que a confusão dos usuários é frequente, uma vez que é preciso perguntar ao motorista se aquele ônibus leva ao destino desejado.
O curioso é que, na mesma rua, alguns metros acima, um ponto foi desativado, deixando de atender o transporte metropolitano. De acordo com a EMTU, os abrigos e pontos de parada que estão instalados na Rua Dr. Ricardo são patrimônio do município de Campinas, e a prefeitura é responsável pela utilização dos equipamentos da forma que julgar necessário.
A Emdec, por sua vez, havia autorizado a utilização da infraestrutura para embarque e desembarque de algumas linhas metropolitanas, mas desde o final de 2017, o serviço foi transferido para o Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira.
Outro problema identificado, ainda na Rua Dr. Ricardo, é a presença de lixo em excesso em frente a uma das paradas de ônibus. Lixeiras transbordando e sujeira espalhada pela guia exalam mau cheiro, situação que é recorrente, segundo passageiras que embarcam diariamente no local.
Procurada, a Prefeitura Municipal de Campinas informou que a empresa responsável pela coleta de lixo já foi notificada, e uma equipe foi encaminhada ao local para limpeza da área.