Furto de energia aumenta 6,31% na região de Campinas

Os casos de fraudes e furtos na rede elétrica tiveram aumento de 6,31% no primeiro semestre de 2018 na comparação com o mesmo período de 2017. Do total de 7.342, Campinas lidera a lista, com 6.256 irregularidades.  Na sequência estão Piracicaba, com 775 ocorrências, e ainda Sumaré, com 379.

Mas segundo os dados da CPFL Energia, o problema acontece ainda em outros municípios vizinhos, como Americana, Hortolândia, Itatiba e Valinhos. De acordo com o gerente de Serviços Comerciais da empresa, Pedro de Aro, o crescimento do número de registros é reflexo do maior monitoramento.

Ele explica que a tecnologia auxilia o combate a esse tipo de crime. O resultado disso é o maior índice de confirmação de desvios através das inspeções.

Ainda segundo o gerente de serviços comerciais da CPFL, as ligações clandestinas são feitas por consumidores de todos os perfis e classes sociais. Ele cita como exemplo a investigação que desmantelou um grupo que instalava mecanismos de desvios em condomínios de classe A e B no Rio de Janeiro.

A prática é vendida por criminosos como alternativa para baixar o consumo e gerar economia. Quando descoberta, porém, envolve a polícia e gera punições. As fraudes são crimes previstos no Código Penal. A pena varia de um a quatro anos. Além disso, também são cobrados os valores retroativos com multa.

A CPFL Paulista conseguiu recuperar 18.734 megawatts-hora desviados de janeiro a junho, suficiente para abastecer 10.406 famílias de até quatro pessoas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Piracicaba lança teleconsultas pelo aplicativo Pira SUS Digital

São Paulo cria protocolo para detectar metanol em bebidas alcoólicas

Duas lojas de peças usadas de motos são interditadas em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.