Depois de muita reclamação, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas, melhorou sua estrutura e se tornou um local mais atrativo para a população. A afirmação é dos próprios frequentadores da área, que veem mais brandos os problemas de conservação e de segurança. No fim da manhã desta terça-feira, muitas pessoas usavam o espaço para atividades físicas e lazer.
A sensação de conforto ainda era maior com a presença de funcionários do Departamento de Parques e Jardins, que realizavam o corte do mato e limpavam a área. Em relação à segurança, que foi alvo de muitas críticas num passado recente, as queixas são menores. O Exército tem usado as dependências do Parque Ecológico para a realização de alguns exercícios e a presença dos militares é bem vista pela população, como afirmou Caio Marota, que frequenta o local desde pequeno. Ele disse que a presença de guardas também aumentou. Para Ronaldo Alves da Silva, a situação do Parque Ecológico é bem avaliada. Mas ele acredita que ainda há o que se fazer para melhorar a estrutura da área.
O Parque Ecológico Emílio José Salim tem área de 110 ha e foi um projeto paisagístico de Burle Marx, inaugurado em 1991.