Ouça ao vivo

Se não for tratada, hepatite pode levar à doenças como câncer e cirrose

Testes de Hepatite oferecidos no HC da Unicamp (Foto: Guilherme Pierangeli

Julho é o mês de combate às hepatites, doenças que afetam o fígado e podem trazer complicações caso não sejam tratadas corretamente. A médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Valéria Almeida, explica o que é hepatite. “Hepatite significa inflação no fígado, que pode ser causada por infecções por vírus, são três os vírus principais: Hepatite A, B e C.”.

As hepatites B e C são as mais perigosas. “A hepatite A é uma doença benigna, que geralmente dá em criança, fica amarela, e se resolve sozinha. Agora as hepatites B e C podem causar inflamação crônica, virando uma doença crônica”, detalha Valéria.

E nesta quinta-feira, 26, várias cidades do pais disponibilizam gratuitamente o teste que afere se a pessoa tem ou não a doença. Em Campinas os testes foram disponibilizados na rampa de acesso ao Hospital das Clínicas da UNICAMP. Quem passou pelo local precisou somente responder a um questionário e coletar uma gota de sangue para saber se tinha a doença ou não.

A Médica Infectologista, Doutora Raquel Stucchi coordenou a realização dos testes no HC, e detalha qual é o público-alvo. “As pessoas que tem maior risco são adultos acima de 50 anos, diabéticos, pessoas que receberam transfusão de sangue ou fizeram cirurgia antes de 1993, fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais onde não se tem segurança da esterilização do material, e quem tem por hábito compartilhar seringas, escovas de dente e alicate de unha”.

A hepatite C é uma doença que pode ser difícil de se perceber, e se não tratada, pode levar à cirrose hepática, câncer de fígado e à necessidade de transplante. Os tratamentos disponíveis são gratuitos, e em 95% dos casos resultam na cura. O tratamento leva cerca de três meses. Atualmente, a Hepatite C é a principal causa de óbito entre as hepatites virais, segundo o Ministério da Saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.