Um abaixo-assinado criado na internet pede a implantação de placas em braille nas paradas de ônibus de Campinas. Com pouco mais de 28 mil adesões até o dia 13 agosto, a iniciativa cobra mais inclusão nas vias e terminais da cidade.
Um trecho do texto que circula pelas redes sociais desde junho defende mais acessibilidade aos deficientes visuais. Segundo a postagem no site Change.org, a medida permitiria que as pessoas tivessem mais autonomia e independência.
O autor da proposta não foi encontrado pela reportagem, mas além do apoio virtual, a ideia tem aprovação nas ruas. Marcos Eduardo espera e utiliza os veículos do transporte público do município todos os dias e concorda que falta informação.
Não há placas em braille em pontos movimentados do centro, como na Avenida Benjamin Constant e na Rua José Paulino. Já as estações de transferência e os terminais, contam somente com o piso tátil, que facilita o acesso dos deficientes visuais.
Mas para Rosângela Oliveira o ideal seria mesmo a instalação dos dispositivos com detalhes das linhas e horários em braille. A Emdec e a Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência não enviaram resposta até o fechamento desta reportagem.