CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Mamografias feitas em Campinas são em mulheres fora do grupo de risco

Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas aponta que terço das mamografias feitas pela rede pública de saúde de Campinas é em mulheres com menos de 50 anos de

Mamografias feitas em Campinas são em mulheres fora do grupo de risco
Foto: Gustavo Urpia/SECOM

Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas aponta que terço das mamografias feitas pela rede pública de saúde de Campinas é em mulheres com menos de 50 anos de idade. O número é considerado alto, já que este público não está enquadrado no grupo de risco de câncer de mama.

O resultado aponta que é preciso focar hoje na realização do serviço com mulheres entre 50 e 69 anos, pois este é o grupo que corre maior risco de ter casos avançados da doença. O estudo, reuniu dados do Ministério da Saúde, do Registro de Câncer de Base Hospitalar de São Paulo e da Prefeitura de Campinas.

Foram contabilizados 125 mil mamografias realizadas entre 2010 e 2014. No Estado de São Paulo, dois terços dos casos de câncer de mama são diagnosticados em estádios iniciais. O resultado é comparável aos obtidos em países desenvolvidos, que possuem maior capacidade de controle da doença em suas populações.

Conteúdos