Ouça ao vivo

Plataforma online auxilia eleitores na escolha dos deputados, em SP

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Quem está indeciso sobre qual candidato escolher nas Eleições de 2018 agora terá o auxílio de uma ferramenta online, que através de um questionário mostra ao usuário qual o ranking de afinidade entre os ideais do eleitor e candidatos a deputado estadual e federal.

Desenvolvida pela Minha Campinas, a plataforma Vota SP pode ser acessada de qualquer navegador de internet, e ajuda o eleitor paulista a decidir o voto.

Segundo o diretor da Minha Campinas, André Bordignon, a ferramenta é focada nos candidatos a deputado, devido ao volume de candidatos que acaba dificultando a escolha.

São apresentadas 40 tópicos de múltipla escolha para que o eleitor se posicione sobre diversos temas da realidade. Para que o ranking seja calculado, ao menos 20 perguntas devem ser respondidas. As opções são: discordo plenamente, discordo, concordo e concordo plenamente.

O resultado se dá por ordem de afinidade. Portanto, o candidato que respondeu ao questionário de modo mais parecido com o eleitor, fica melhor posicionado.

Todos os 3.618 candidatos a deputado estadual e federal no estado de SP foram convidados a participar da plataforma e estão, gradualmente, preenchendo o questionário.

São eleitos, em São Paulo, 94 deputados estaduais e 81 deputados federais.

Nas Eleições municipais de 2016, a Minha Campinas desenvolveu o Vota Campinas. Na ocasião, mais de 7 mil pessoas utilizaram a ferramenta para decidir o voto.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.