CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Rosa dos Ventos: auditor fiscal de Campinas fornecia dados sigilosos a esquema criminoso

Entre os presos da 2ª. fase da Operação Rosa dos Ventos, que investiga um esquema bilionário de sonegação de impostos por meio da comercialização de combustíveis, está um auditor fiscal

Rosa dos Ventos: auditor fiscal de Campinas fornecia dados sigilosos a esquema criminoso
Valéria Hein

Entre os presos da 2ª. fase da Operação Rosa dos Ventos, que investiga um esquema bilionário de sonegação de impostos por meio da comercialização de combustíveis, está um auditor fiscal de Campinas. Ele recebia benefícios, como viagem à Disney e instalação de pisos de porcelanato, em troca de uma consultoria, na qual ele fornecia dados sigilosos sobre procedimentos fiscais da Receita para o esquema criminoso.

O procurador da República, Ricardo Perin Nardi, explica que a participação do auditor da Receita Federal de Campinas se refere ao pagamento de vantagem pecuniária ilícita. De acordo com a investigação, o esquema criminoso permitia a venda de álcool combustível mais barato aos postos de combustíveis, com sonegação de impostos.

Eram utilizadas distribuidoras fantasmas, que tinham vida útil de aproximadamente quatro anos, tempo médio até que a Receita Federal descobrisse a ilegalidade. Ou seja, quando eram descobertas pelas autoridades fazendárias, as empresas eram desconstituídas e davam lugar a outras empresas de fachada. A investigação começou após uma fiscalização da Receita Federal constatar sonegação fiscal em uma distribuidora de combustíveis de Paulínia.

De acordo com o procurador da República, Ricardo Perin Nardi, desde a deflagração da operação, o Ministério Público Federal já ofereceu seis denúncias contra 15 alvos. Além do servidor federal, as prisões temporários em Campinas nessa segunda fase da operação incluíram ainda dois empresários e um advogado.

Conteúdos

Em breve