Setembro tem acumulado de chuva abaixo da média histórica do mês, em Campinas

Apesar das pancadas de chuva que atingiram Campinas em setembro, o acumulado do mês está bem abaixo da média histórica de precipitações típicas do período.

De acordo com o Cepagri da Unicamp, até o 18º dia de setembro foram contabilizados 28,4 milímetros de chuva no município, enquanto a média histórica do mês é de 63,7mm.

Mesmo com o volume baixo, ainda assim setembro desse ano já supera a precipitação registrada no mesmo período do ano passado e também do ano retrasado. Porém, com o valor pequeno, o saldo continua sendo negativo para os recursos hídricos, segundo a professora Ana Ávila do Cepagri.

A especialista explica que a chegada do fenômeno El Niño ao Brasil não deve impactar na captação de recursos hídricos para a região, uma vez que a zona de maior interferência no país é a região Sul, e é esperado um verão dentro das condições consideradas normais para 2019.

Com as chuvas em menor quantidade do que o esperado em Campinas e região durante este ano, o Sistema Cantareira opera em estado de alerta desde o final de julho. Lembrando que é considerado estado de alerta quando a capacidade de água retirada pela Sabesp do manancial é reduzida a 40% ou menos, ou seja, houve redução de 31 mil litros por segundo, para 27 mil.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

Movimento de mulheres realiza protesto por cessão de imóvel nesta segunda

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.