Ouça ao vivo

Abacate

Hoje vou falar sobre uma fruta que o mundo inteiro aprecia nas saladas, mas os brasileiros preferem na sobremesa… o Abacate.

Originário da América tropical (México, Guatemala e Antilhas), o abacate espalhou-se até a América do Sul, chegando à Amazônia. Hoje, a fruta pode ser encontrada por todas as regiões do globo que possuem solos férteis, profundos e calor que lhe seja suficiente. O nome abacate vem do asteca “aoacatl” ou “ahuacatl”, transformada, por aproximação sonora, em “aguacate” em espanhol e abacate em português. A nomenclatura original significa “fruto que tem a forma de um testículo”. No Brasil a fruta costuma ser consumida apenas em suas variações doces, em sobremesas ou lanches. A polpa do abacate amassada pode ser misturada com açúcar ou mel e acrescida de gotas de limão. A polpa também pode também ser bebida quando batida com leite ou com o suco de outras frutas. O Abacate é a fruta que possui a maior quantidade de proteína e é rico em vitaminas C e E, ácido fólico, e potássio. Contém também boa quantidade de ferro, magnésio e vitamina B6, além de beta-sistotinol (que pode ajudar a baixar o colesterol do sangue).

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.