Após 4 anos, começam as obras da ponte da Rhodia, entre Paulínia e Campinas

Foto: Valéria Hein

A ponte da Rhodia, sobre o Ribeirão Anhumas, interditada desde 2014 por problemas estruturais, começou a ser retirada nesta terça-feira. A implosão não é permitida nesse caso, por causa do impacto que causaria no Ribeirão e no Rio Atibaia. Então, serão feitos recortes e içamentos, por partes, num procedimento que vai durar 15 dias. Em seguida, começam as obras de construção das duas novas pontes de 56 metros de extensão, sendo uma no sentido Campinas e outra no sentido Paulínia.

A empresa vencedora da licitação terá um prazo de oito meses para conclusão das obras, orçadas em quase R$ 6 milhões. Por ser uma das principais ligações entre Paulínia e Barão Geraldo, a falta da ponte causas transtornos há 4 anos. Os motoristas que saem da Estrada da Rhodia, por exemplo, precisam usar um desvio, que chega a 10 km.

Motivo de prejuízo para comerciantes e empresários, como conta o diretor de uma indústria de caldeiraria e montagens de Paulínia, Almir Agnaldo Roberto. A demora para o início das obras também complicou a vida de quem trabalha na região, como o encarregado de montagens, Emerson Luiz Oliveira. O prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho, explica que a demora foi por causa das licenças ambientais e a burocracia na licitação.

Por estar no limite dos municípios de Paulínia e Campinas, as prefeituras firmaram um Termo de Cooperação. Dixon explica que Paulínia ficou responsável pelo custo de execução das obras e Campinas fará a retirada, transporte e destinação final do material da demolição. A administração municipal de Campinas também ficará responsável pela apresentação do plano de compensação dos impactos ambientais.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Bandidos roubam caminhonete em concessionária de Piracicaba mas acabam presos na Rod. dos Bandeirantes 

Câmara de Campinas discute criação de programa para tratar distúrbios respiratórios do sono

Foragido da justiça é morto durante troca de tiros em Campinas 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.