Baião de Dois

“Capitão que moda é essa? Deixe a trempe e a cuié. Homem não vai pra cozinha, que é lugar só de mulé. Vou juntar feijão de corda numa panela de arroz. Capitão vá lá pra sala que hoje tem baião de dois. Ó baião que bom que sois. Se o baião é bom sozinho, que dirá baião de dois.” O CBN Gastronomia de hoje vai falar sobre este tesouro da gastronomia nordestina… o Baião de Dois.

A música de Luiz Gonzaga, conhecido como “O Rei do Baião, fala sobre este saboroso prato nordestino que nasceu em tempos de dificuldade. Durante um período de seca extrema na região, os cearenses tinham somente dois ingredientes para comer… arroz e feijão. Então o arroz foi cozido no caldo do feijão e assim nasceu o Baião de dois. O prato recebeu o nome da dança típica da região e a referência aos seus dois únicos ingredientes. Com o passar do tempo, o prato foi ganhando mais ingredientes como: carne de sol, tomate, ervas frescas, queijo coalho e manteiga de garrafa. O Baião de Dois não precisa de acompanhamento, mas pode ser servido com paçoca de carne seca ou farofa de cuscuz. Um verdadeiro banquete nordestino.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.