Explosão mata três em indústria química de Charqueada

Foto: Leandro Las Casas

Três pessoas morreram e uma ficou ferida após uma explosão em uma indústria química de Charqueada, na região de Piracicaba. O acidente aconteceu em um dos setores da planta por volta das nove horas da manhã desta terça-feira.

Dois dos mortos trabalhavam na empresa. A outra vítima fatal prestava serviços. Não se sabe o estado de saúde do ferido e as identidades não foram informadas. Segundo funcionários, um reator estava alvejando óleo de soja refinado quando o estouro foi ouvido. Os brigadistas do local foram acionados.

As equipes do Corpo de Bombeiros e do serviço de atendimento móvel também foram chamadas e se dirigiram à indústria para socorrer e levar os acidentados ao hospital. Uma das moradoras próximas, Adriana Toniollo, conta que ouviu o estrondo e sentiu a casa tremer. Porém, não viu fogo ou fumaça.

A Fábrica Biocapital produz materiais químicos, como plastificantes e óleos ésteres e tem 64 trabalhadores. Todos foram dispensados após a explosão. O diretor do Sindicato dos Químicos de Americana e Região, Kleber Fonseca, se reuniu com membros da diretoria da empresa para esclarecer a situação.

Ele afirma que não dá pra estabelecer o que teria causado o problema, mas que a suspeita inicial é de que o estouro tenha ocorrido no reator. O equipamento utiliza gases para gerar reações em substâncias e pode explodir ou causar deslocamento de ar se for operado de maneira equivocada.

O dirigente diz que a entidade vai acompanhar a investigação e prestar apoio jurídico e psicológico aos familiares das vítimas. Além disso, detalhou que nunca houve situação semelhante, mas que a Biocapital está em processo de recuperação judicial e já atrasou valores referentes ao INSS e ao FGTS.

Nenhum representante da empresa falou com a reportagem. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a Cetesb, foi acionada para verificar o risco de vazamento químico. A perícia da Polícia Civil também esteve no local. Um caminhão dos Bombeiros passou a manhã e parte da tarde fazendo o trabalho de rescaldo para evitar novos acidentes.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Suspeitos de furtarem motos de luxo são alvos de operação em Indaiatuba

Polícia Civil recupera égua que havia sido furtada do DPBEA, em Campinas

Carreta trava e interdita parcialmente a SP-101 em Monte Mor

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.