Ouça ao vivo

Prefeitura de Campinas retira árvore centenária, acometida por fungo, no Centro de Convivência

Foto: Valéria Hein

Uma árvore frondosa e centenária, que proporcionava uma grande sombra no Centro de Convivência Cultural, no Cambuí, em frente à entrada do Teatro, foi retirada pela Prefeitura de Campinas. Segundo o DPJ, o procedimento foi necessário porque a figueira estava morta e apresentava risco de queda por causa da baixa resistência a ventos.

Uma justificativa que não convenceu a moradora do Cambuí, Daiane Ribeiro. Para ela, a administração municipal deveria fazer a manutenção e prevenção para evitar uma perda como esta para a arborização urbana. O morador do Cambuí, Marcelo Domingos, também ficou perplexo com a retirada da árvore

Quem trabalha na região, como Wilma Maria, também sentiu demais a retirada da figueira. O secretário de serviços públicos, Ernesto Dimas Paulella, explica que a espécie não é nativa e não é adequada para a arborização urbana e foi acometida por um fungo.

Ele alega que a árvore finalizou seu ciclo de vida e o diagnóstico antecipado e prevenção são impossíveis neste caso. De acordo com Paulella, no local será plantada uma árvore nativa, com altura de 2,5 a três metros. O tempo aproximado para a nova árvore atingir o tamanho desta que foi retirada é de 30 anos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.