Santinhos irregulares da campanha de Gerson Bitencourt (PT), que concorre a uma vaga à Assembleia Legislativa de São Paulo, foram entregues na região central de Campinas, nesta quarta-feira. Ele foi secretário de transportes do município na gestão de Hélio de Oliveira Santos.
No material, aparece a foto do ex-presidente Lula como o candidato à presidência da República e não Fernando Haddad.
O caso já está com a justiça eleitoral de Campinas que informou que tomará as medidas cabíveis.
O ex-presidente está preso desde 7 de abril, cumprindo pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso da Lava Jato envolvendo o triplex em Guarujá (SP). Ele teve o registro de candidatura rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por ter tido a candidatura indeferida, esse tipo de propaganda é proibida e considerada crime eleitoral porque é capaz de confundir o eleitor. A tiragem do material foi de 30 mil exemplares.
A produção entrou em contato com a assessoria de campanha de Gerson Bitencourt que informou que se trata de material antigo de campanha, enquanto Lula ainda tinha a candidatura válida. Ainda segundo a assessoria, após indeferimento, o material foi recolhido, desconhecendo, portanto, a entrega desses santinhos às vésperas do primeiro turno.