O clima foi de tranquilidade, na manhã deste domingo, nos locais de votação em Campinas. De acordo com a Policia Militar, que destacou 1.300 policiais para garantir a segurança, nenhum incidente foi registrado até às 12 horas.
No maior colégio eleitoral da cidade, o da Faculdade Anhanguera, com cerca de 10 mil eleitores, a tranquilidade também prevaleceu.
O estudante, Rafael Ruzene, de 16 anos, votou pela primeira vez. Muito consciente sobra a importância do voto, o estudante procurou ir ao local de votação logo no inicio da manhã, e explicou que ficou bem atento nas fake news que predominaram durante a campanha eleitoral.
O diretor comercial Marcos Albertini, que mora em São Paulo, votou no primeiro turno mas desta vez teve que justificar o voto. Assim como o estudantes ele destacou as fake news como sendo um dos principais problemas das eleições.
Mesmo não precisando votar a aposentada Terezinha de Jesus Vieira, de 91 anos esteve na escola estadual Milton de Tolosa, no Jardim Leonor. Ela chegou ao local por volta das 10 horas e não demorou nenhum minuto para confirmar os votos para governador do estado e presidente da republica.
O Prefeito de Campinas Jonas Donizette, também votou no período da manhã na escola Milton de Tolosa. Durante uma rápida entrevista coletiva, ele elogiou o processo eleitoral e a tranquilidade encontrada.
Segundo a Justiça Eleitoral, apenas três urnas eletrônicas precisaram ser trocadas na Região Metropolitana de Campinas, sendo uma na cidade de Sumaré, uma em Nova Odessa e uma terceira na em Campinas.