Após saída de cubanos, CS San Martin em Campinas reduz consultas

Foto: Valéria Hein

Com a saída de quarenta e dois médicos cubanos de Campinas, após o fim da parceria com do Programa Mais Médicos entre Brasil e Cuba, um dos centros de Saúde que mais foi prejudicado é o San Martin, pois lá havia três médicos cubanos e eles foram embora. O secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza já havia admitido a possibilidade de ocorrer problemas no atendimento no CS San Martin, na ocasião, afirmando ter sido surpreendido com a saída dos cubanos do Mais Médicos e lamentou a forma abrupta com que foi anunciada a saída de Cuba do Programa.

Como forma de reduzir o impacto nas unidades foi anunciado um esquema de remanejamento, com o objetivo de evitar desassistência, principalmente na atenção básica. No entanto, pacientes do CS San Martin relatam grande impacto no atendimento  após a saída dos médicos. Thaine Munique conseguiu atendimento de urgência para o filho, mas não conseguiu agendar consulta por causa da limitação de médicos. Ela disse que teria sido orientada pelos funcionários da unidade a acompanhar pela Imprensa informações sobre o retorno no agendamento de consultas.

Sueli da Rocha também não conseguiu agendar consulta para mãe por causa da falta de médicos. Um edital do Ministério de Saúde ofereceu 118 vagas na região. Entre elas, 42 são para Campinas. A Secretaria de Saúde informou que novos profissionais do Programa Mais Médicos assumirão as vagas do Centro de Saúde San Martin até o dia 14 de dezembro, conforme garantiu o Ministério da Saúde.

No momento, quatro médicos atuam na unidade, sendo três deles cubanos. Com a saída desses profissionais (o processo está em andamento devendo ser concluído até dia 6 de dezembro) e até que os novos médicos assumam seus postos, estão sendo mantidas as consultas já agendadas anteriormente e realizados atendimentos de urgência e emergência. Novos agendamentos de consultas estão sendo feitos para gestantes, crianças de 0 a 3 anos e pacientes de risco com doenças crônicas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Obras de desvio do Rio Camanducaia começam para construção de barragem

Defesa Civil emite alerta de máximo risco para incêndios na região de Campinas

Saiba como será celebração do 7 de setembro em cidades da nossa região

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.