Câmara aprova comissão que pode cassar Jonas

Suposto lobista Fernando Vitor, Daniel Câmara, Walter Pinto - da OS InSaude -, Jonas Donizette, Carmino de Souza, Paulo Câmara e Ronaldo Foloni (Foto: Luiz Granzotto/PMC)

O pedido de Comissão Processante que pode cassar o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, foi aprovado pela Câmara. A denúncia, que precisava de maioria simples, passou por unanimidade. Foram 32 votos, com a ausência de Carmo Luiz, do PSC.

A votação e o sorteio dos três responsáveis pela apuração foram acompanhados por um Plenário lotado por cerca de 300 pessoas. Luiz Cirilo, do PSDB, é o presidente, Gilberto Vermelho, também do PSDB, é o relator, e Filipe Marchesi, do PR, é o membro.

O denunciante é Marcelo Silva, do PSD, que fez o pedido com base nos indícios da Operação Ouro Verde, sobre desvios de verbas da saúde. O vereador independente avaliou de forma positiva a composição do grupo que vai conduzir os trabalhos pelos próximos 90 dias.

Presidente da Comissão Processante, Luiz Cirilo, da base de Jonas, anunciou que o primeiro passo será o encaminhamento ao prefeito. Ele também quer definir nos próximos dias todas as etapas e prazos para que a acusação e a defesa possam atuar no processo.

Membro da oposição, Pedro Tourinho, do PT, disse que vai acompanhar o andamento da CP composta pelos integrantes da situação.

A comissão vai apurar se o prefeito foi omisso no escândalo que revelou um esquema de corrupção nos contratos do Hospital Ouro Verde. Ao todo, três ações do Ministério Público foram feitas. Na última, o “braço-direito” de Jonas, o ex-secretário Silvio Bernardin, foi preso.

Enquanto isso, Jonas Donizette segue investigado pela Procuradoria Geral de Justiça desde o fim do ano passado. O trabalho corre em sigilo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Itatiba terá nova escola estadual de Ensino Médio após mais de 40 anos

Prefeitura de Limeira orienta troca de boletos após extinção da Emdel

Câmara vota projetos sobre incentivos fiscais e habitação

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.