Uma nova plataforma de cobrança da Febraban passa a permitir que boletos de qualquer valor, inclusive vencidos, possam ser pagos em qualquer banco. Com a nova regulamentação, todos os títulos emitidos terão que ser registrados. Ou seja, o boleto sem registro deixará de existir.
A medida beneficia o consumidor, porque facilita o pagamento de boletos e reduz fraudes. No entanto, a mudança terá impacto no bolso do empresário, em especial para os donos de pequenas empresas. Se os boletos sem registro costumavam ser emitidos gratuitamente pelos bancos, os registrados são cobrados.
André Baldini, CEO de uma empresa especialista em cobrança, explica que uma empresa que presta serviços e emite milhares de boletos por mês, por exemplo, pode ter um impacto considerável em sua estrutura de custos. O processo será também mais burocrático e o empresário terá que se adaptar aos novos procedimentos para emitir títulos, entre eles, cadastrar os dados do pagador, como CPF ou CNPJ.
André afirma que principalmente o pequeno empresário vai precisar se reorganizar como forma de reduzir prejuízo nos negócios. Como ponto positivo, André destaca que a nova determinação vai trazer mais segurança contra fraudes.
Para facilitar o processo, sistemas de gestão deverão fazer parte desta nova realidade e a utilização de softwares é uma recomendação para ajudar a gerenciar os pagamentos e fazer procedimentos básicos, como envio de remessa e liquidação do retorno de forma automática.