Michel Temer participa da entrega da 1ª etapa do Projeto Sirius, em Campinas

Foto: Valéria Hein

O Presidente Michel Temer visitou Campinas, nesta quarta-feira, para a cerimônia de entrega da primeira etapa do Sirius, o novo acelerador de elétrons do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), projeto iniciado em 2012.

O Sirius é composto por três aceleradores de elétrons que têm como função gerar a luz sincrotron, que possui altíssimo brilho e é capaz de revelar estruturas, em alta resolução, dos mais variados materiais orgânicos e inorgânicos, como proteínas e vírus, com aplicações em áreas como, saúde, exploração de petróleo, bioquímica, energia, nanotecnologia, agricultura e paleontologia.

O Sirius só é comparável no mundo a um equipamento instalado na Suécia. Ele fica abrigado em um prédio de 68 mil metros quadrados (equivalente a um estádio de futebol). Por isso, foi chamado pelas autoridades presentes, de Maracanã da Ciência e Tecnologia. Michel Temer afirmou que o Sirius será referência e modelo para o mundo.

A primeira etapa das obras teve investimento do Mistério da Ciência e Tecnologia de R$ 1,3 bilhão e mais R$ 500 milhões deverão ser investidos até 2020. O ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, explicou que a entrega da próxima etapa do projeto está prevista para o segundo semestre de 2019, quando terá início a operação do Sirius. O Ministro da Educação, Rossieli Soares e o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também participaram da solenidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.