O advogado e atual integrante do Conselho Administrativo da Sanasa, Pedro Benedito Maciel Neto assumiu a presidência do Conselho da Empresa com a exclusão definitiva do ex-secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Campinas, Silvio Bernardin. Ele foi eleito na reunião realizada nesta terça-feira e deve cumprir o restante do mandato até 5 de dezembro de 2019.
A medida foi adotada pela Sanasa depois que Bernardin foi preso, em meados de novembro, durante a 3º fase da Operação Ouro Verde. Coma nova nomeação, o ex-secretário que estava apenas afastado das atividades, agora, de fato, não faz mais parte do Conselho Administrativo da Sanasa.
Bernardin tinha sido eleito presidente do Conselho em dezembro de 2016 com um mandato vigente até dezembro de 2019. Ele segue preso em Araraquara,por ser advogado e ter direito a uma cela especial. Já teve dois pedidos de Habeas Corpus negados pela justiça e, com isso, deve permanecer preso, pelo menos, até o início de 2019.
Ele é apontado pelo Ministério Público de São Paulo como um dos integrantes de um esquema criminoso de desvios de recursos públicos no Hospital Ouro Verde e que seria o responsável por determinar empresas que deveriam ser contratadas pela Vitale Saúde, então gestora da unidade hospitalar.
De acordo com o MP os desvios podem ter chegado a R$ 25 milhões.