As equipes de saúde da Universidade Estadual de Campinas serão responsáveis pelo atendimento de menores infratores que estão internados na Fundação Casa. A parceria foi possível após a assinatura de um convênio entre as duas instituições junto ao Ministério Público. O acordo prevê que a universidade realize ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, além de avaliações nos centros socioeducativos da Fundação CASA vinculados à Divisão Regional Metropolitana Campinas.
Na prática, as equipes de saúde da Unicamp farão atendimentos complementares aos já realizados pela rede pública, através do SUS. De acordo com o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, a parceria permite que os estudantes de medicina da universidade desenvolvam atividades extracurriculares, se qualificando para o exercício da profissão.
Através do convênio, expectativa do Ministério Público é ampliar o cuidado com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação e internação provisória nas unidades localizadas nos municípios da região.