Ouça ao vivo

Gengibre

Hoje vou falar sobre um ingrediente que chegou no Brasil nas caravelas e no norte do país também é conhecido por mangarataia… o gengibre.

De nome científico Zingiber officinale, o gengibre é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China. Trata-se de uma planta perene que pode atingir mais de 1 m de altura e que tem folhas verde-escuras que nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo. Este caule subterrâneo é chamado de rizoma e é utilizado como especiaria na gastronomia desde a antiguidade. O Gengibre tem ações antioxidantes e anti-inflamatórias e é recomendado para quem sofre de refluxo. Ele possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre fresco é muito utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. Nos Estados Unidos e na Inglaterra ele é utilizado para fazer os tradicionais bonecos de gengibre para o Natal. No Brasil é utilizado na confecção do quentão, bebida típica das festas Juninas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.