Indústria vê recuperação e prevê 2019 positivo na região

arquivo/cbn

A expectativa da indústria da região de Campinas com o início do novo governo, em 2019, é positiva. As nomeações e as sinalizações do presidente eleito Jair Bolsonaro, do PSL, agradam a diretoria do Ciesp. Entre elas, Paulo Guedes como ministro da Economia e a prioridade dada à Reforma da Previdência.

Por isso o diretor regional da entidade, José Nunes Filho, acredita na retomada dos empregos a partir de janeiro. Ele lembra que o setor na região metropolitana teve saldo negativo de 19,9 mil vagas entre 2012 e 2016. Mas afirma que 2017 e 2018 foram de recuperação. Só neste ano, conta 2,4 mil novas vagas até outubro.

A previsão dele é de que a crise chegue ao fim com uma gestão federal mais alinhada ao que o setor espera. Mas o diretor regional do Ciesp não se preocupa com a crise política vivida pela Prefeitura de Campinas.

O Chefe do Executivo, Jonas Donizette, do PSB, é investigado em sigilo pela Procuradoria Geral de Justiça. Além disso, sofreu mais denúncias, virou alvo de uma Comissão Processante e viu um secretário ser preso.

Para José Nunes Filho, porém, problemas como esse são comuns na região e não afetam as indústrias. Por isso prefere cobrar celeridade em propostas do Poder Executivo. Cita como exemplo o novo Plano Diretor.

Além do saldo positivo de empregos, outros índices também aumentam a expectativa para o próximo ano. Na sondagem de vendas de outubro, por exemplo, 50% dos participantes disseram ter registrado aumento.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Itatiba terá nova escola estadual de Ensino Médio após mais de 40 anos

Prefeitura de Limeira orienta troca de boletos após extinção da Emdel

Câmara vota projetos sobre incentivos fiscais e habitação

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.