Ouça ao vivo

Intoxicação por cloro eleva atenção com produtos de limpeza

Foto: Reprodução/Google

A morte de uma pessoa e a internação de outras duas por intoxicação por cloro em Campinas serve de alerta para o manuseio correto de substâncias no cotidiano doméstico. Mesmo diluídos, os produtos de limpeza exigem atenção.

A bioquímica, toxicologista e professora da Unicamp, Silvia Cazenave, explica que o risco existe. Ela enumera os cuidados. Um deles é evitar a troca do frasco ou da embalagem, já que a mistura pode gerar uma reação química nociva.

Outra indicação é que a pele esteja protegida durante a higienização de um cômodo da casa. O ideal é que botas e luvas impermeáveis sejam usadas para evitar o contato direto. O uso de dois produtos diferentes também é arriscado.

A liberação do cloro em gás foi o que causou a intoxicação de nove pessoas na academia Hydro Center, em Campinas, no fim de novembro. A suspeita é de que duas substâncias usadas em piscinas tenham sido misturadas em um balde.

Três alunos tiveram sintomas graves e foram internados. Samuel Squarisi, de 38 anos, morreu no dia seguinte. Uma mulher de 51 anos e um homem de 39 seguem em tratamento, mas o estado de saúde dos dois não foi divulgado.

A toxicologista afirma que o único procedimento a ser usado na recuperação dos pacientes é a respiração por ventilação mecânica, já que o gás, usado inclusive como arma na 1ª Guerra Mundial, causa danos imediatos nas vias aéreas.

A academia Hydro Center não tem licença de funcionamento da Vigilância Sanitária, segundo a Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Campinas. O estabelecimento permanece fechado e emitiu posicionamento sobre o caso.

Conforme a nota, os responsáveis se dizem empenhados no caso e informam que contrataram uma empresa especializada para apurar as causas do acidente. Nas redes sociais, também postou uma mensagem de luto, em virtude da morte.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.