Ouça ao vivo

Gravadora Motown, sucesso comercial

Essa  segunda parte do especial sobre a Motown começa junto com a década de 70, quando a gravadora já comandava até uma produtora de vídeo para lançar seriados de tv e filmes. E se tudo isso não fosse suficiente, ainda apareceu o The Jackson 5.

A autoria de muitas músicas dos irmãos Jackson era atribuída a The Corporation, um grupo de músicos do qual fazia parte o próprio presidente da Motown. A tática de Berry Gordy tentava evitar novas disputas por pagamento de direitos autorais. Problema que ele não enfrentava com a dupla Norman Whitfield e Barrett Strong, compositores que continuavam escrevendo sucessos como o hino anti-guerra dos anos 70 “war”, cantada por Edwin Starr.

jackson-five

The Jackson Five

Artistas que surgiram na gravadora nos anos 60, experimentavam na década de 70, o sucesso com composições próprias. Foram os casos de Stevie Wonder e Marvin Gaye.

Em 1972, a Motown deixou a cidade de Detroit e se instalou em Los Angeles, justamente para ficar próxima da indústria cinematográfica de Hollywood, mas os filmes financiados pela gravadora nunca fizeram sucesso. Voltando a cena musical, 1975 marcou a saída de Michael e dos irmãos Jackson da gravadora, mas foi também o ano em que o sexteto The Commodores, que tinha a participação de Lionel Richie, começou a aparecer.

Apesar de conhecida pelas baladas românticas, a primeira música da banda a fazer sucesso foi um funk.

Marvin Gaye, Stevie Wonder e o próprio Commodores continuaram se destacando no final dos anos 70, mas a década de 80 começou com a volta ao topo das paradas de dois artistas que iniciaram suas carreiras praticamente junto com a Motown. Diana Ross, com um disco inteiramente produzido pelo grupo Chic. E Smokey Robinson com o maior sucesso da carreira solo.

Embora Stevie Wonder e Lionel Richie continuassem nas listas de músicas mais tocadas na primeira metade dos anos 80, a Motown já estava com dificuldade para administrar o grande complexo de estúdios e escritórios, isso sem falar na concorrência de gravadoras que não paravam de surgir. Mesmo assim, Rick James foi mais uma aposta que atingiu os primeiros lugares.

Marvin Gaye.

Marvin Gaye

O grupo DeBarge, composto por vários irmãos, era uma tentativa de repetir nos anos 80, o sucesso que o Jackson 5 fez na década anterior. O objetivo foi alcançado por pouco tempo, mas o suficiente para deixar registrado alguns sucessos, como “all this love”.

Em 1988 Berry Gordy vendeu a Motown por 61 milhões de dólares para o grupo MCA. A gravadora ainda existe e continua lançando artistas, mas nunca mais conseguiu igualar o sucesso de músicas que são consideradas clássicos.

Acompanhe a segunda  parte do especial sobre  gravadora Motown.

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.