Chamas altas na Replan chamam atenção de moradores da região

Moradores de Paulínia e região registraram na noite desta quarta-feira, 9, e madrugada de quinta-feira, 10, vídeos e fotos das torres da Replan apresentando chamas intensas. A situação assustou alguns dos moradores, afinal, em agosto do ano passado houve uma explosão seguida de incêndio na unidade de craqueamento da refinaria. Durante a noite foi possível avistar o fogo até mesmo de regiões de Campinas, como no São Bernardo e no Centro, e até mesmo em Americana.

Em novembro de 2017 houve uma situação parecida na Replan, com uma emissão excessiva de fumaça pelas chaminés e chamas mais intensas nas tochas. Após isso, houve paralisação das atividades da refinaria por cinco dias.

Na época, a Petrobrás atribuiu o ocorrido a uma falha operacional na refinaria, e informou que variação da chama da tocha é parte de dos sistemas de proteção e segurança da refinaria.

Já o Sindicato dos Petroleiros do Estado de São Paulo, o Sindipetro SP, afirmou que o problema foi consequência da redução do efetivo operacional da refinaria.

Quanto às chamas mais intensas nesta quarta e quinta-feira, a Petrobras informou por meio de nota que desde segunda-feira realiza uma intervenção planejada para manutenção em uma das unidades operacionais da Replan, com duração prevista de cinco dias.

A Petrobras ressaltou ainda que mantém sob controle a queima dos gases em seus sistemas e que não há emissão de fumaça para a atmosfera, e que o órgão ambiental foi previamente comunicado da intervenção. O Sindipetro SP corroborou a posição da Petrobrás, e confirmou se tratar de uma manutenção planejada.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.