Ouça ao vivo

Fim da burocracia para empresas enfrenta desafio estrutural em SP

A promessa do governo estadual de simplificar o processo para abertura de empresas em São Paulo deve enfrentar obstáculos estruturais para sair do papel. O diagnóstico é do professor José Donizete Valentina, autor de um guia sobre o assunto e vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado.

Ele apoia a ideia de enxugar os trâmites e facilitar o pagamento de tributos, mas cita como exemplo a etapa formal, que gera dificuldade aos empreendedores. Atualmente, segundo Donizete, o tempo médio para abertura de uma entidade em São Paulo é de sete dias a um mês. O processo varia conforme a atividade.

Mas o próprio secretário de Estado da Fazenda, Henrique Meirelles, diz que o período pode chegar a 100 dias e estipula a meta de redução para três dias. Por esse motivo, o professor José Donizete Valentina aprova a iniciativa, mas lembra que o sucesso vai depender do corte de obrigações, exigências e multas.

As declarações sobre a desburocratização para empresas foram dadas durante a posse de Meirelles como responsável pela Fazenda estadual no início do ano. Na ocasião, disse já ter estudos que fariam com que a demora caísse primeiro para 10 dias e depois para três dias, quando todo processo fosse alterado. Além disso, alegou querer implantar um orçamento mais amigável ao contribuinte, fazendo com que as despesas de quem paga imposto diminuam.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.