Fechado desde 2011 e com sinais de degradação, a esperança agora vem com o anúncio de que finalmente as obras para a reforma do Teatro do Centro de Convivência Cultural de Campinas comecem em 2019.
No dia 28 de dezembro, foi publicada no Diário Oficial do Município a autorização para a licitação, mas o abandono do local incomoda os frequentadores.
Sã paredes, pilares e até árvores, pichados, fios expostos, goteiras, umidade, infiltração, falta de pintura.
E nas arquibancadas do Teatro de Arena, a erosão e as pichações tomaram conta dos degraus de acesso.
A engenheira e moradora do Cambuí, Flávia Freire, sente saudade do tempo em que o Teatro era o orgulho da Praça Imprensa Fluminense.
Para Cleide da Silva, que trabalha nas proximidades, o Teatro proporcionaria dignidade ao local, se estivesse em atividade. O professor e morador do Cambuí, Eduardo Velloni, disse já estar cansado de esperar pela prometida reforma.
No dia 9 de janeiro deverá ser publicado o edital de licitação. A previsão da administração municipal é que no dia 12 de fevereiro as empresas interessadas pela obra comecem a apresentar as propostas.
A obra, orçada em quase R$ 41 milhões, tem prazo de execução de 2 anos. São recursos provenientes de um convênio com o Governo do Estado, assinado pelo ex-governador, Geraldo Alckmin.
Beatriz Ferreira mora em frente ao Centro de Convivência e espera que essa verba seja bem investida. O Centro de Convivência foi inaugurado em setembro de 1976.
A obra de recuperação inclui a instalação de novos equipamentos, adequação às normas de segurança do Corpo de Bombeiros, com revitalização das estruturas da área cênica, de iluminação e acústica do Teatro.