Governo publica edital para estudos da nova licitação do Aeroporto de Viracopos

Divulgação

O Ministério da Infraestrutura publicou o edital de chamamento para que empresas manifestem interesse e façam estudos de viabilidade para a nova licitação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A publicação foi feita no Diário Oficial da União, desta sexta-feira.

O Procedimento de Manifestação de Interesse  é apenas uma “preparação” caso o terminal, que está em recuperação judicial desde maio do ano passado, não encontre uma solução para a dívida de R$ 2,88 bilhões e precise relicitar a concessão.

Segundo a publicação do governo, o edital atinge pessoas físicas ou jurídicas que estejam interessadas “na apresentação de projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos que subsidiem a modelagem da concessão para a expansão, exploração e manutenção” do terminal. Caso se concretize a nova licitação, Viracopos será o primeiro aeroporto do Brasil a devolver a concessão e abrir nova concorrência.

Os interessados em apresentar estudos ou projetos técnicos têm prazo de 30 dias, contados a partir da publicação, para protocolar as propostas de nova gestão do Aeroporto.

Em nota, a Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) disse que, conforme previsto no processo de Recuperação Judicial, está negociando com seus credores o Plano de Recuperação Judicial de Viracopos. As condições e proposições do Plano estão sendo revisitadas para que seja implantada a melhor solução, visando a continuidade dos serviços prestados e a maior recuperação possível dos créditos por parte dos credores.   

A ABV acredita que um Plano aprovado dentro do processo de Recuperação Judicial é a melhor solução para todos os envolvidos credores financeiros, fornecedores, colaboradores, usuários, Infraero e ANAC evitando custos desnecessários e viabilizando, inclusive, a eventual venda da participação dos atuais acionistas para terceiros.

Por fim, a empresa afirma que a concessão de Viracopos é recorrentemente premiada pelos serviços prestados, corroborando a importância da continuidade da prestação dos serviços atuais. A ABV entende que o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) decorre de legítima iniciativa do governo federal e não exclui a solução negocial via aprovação do Plano.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hospital da Mulher realiza 1,7 mil atendimentos no primeiro mês em Campinas

Governo de SP estuda novas medidas para combater fraudes em bebidas alcoólicas

Zona Verde começa com orientação aos motoristas em Vinhedo; multas só a partir do dia 27

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.