As obras do sistema de ônibus BRT em Campinas causaram mudanças viárias e complicaram o trânsito na região do São Bernardo. Com as intervenções na pista destinada ao transporte público na Avenida das Amoreiras, a passagem para carros foi restrita a uma faixa de cada lado.
O caminho de muita gente ficou mais demorado. No sentido centro, pela manhã. No sentido bairro, principalmente no fim da tarde. Tiago Marini mora perto, usa a Amoreiras diariamente e confirma que a paciência é necessária diante dos congestionamentos.
Por conta das obras, a Emdec, responsável pelo trânsito da cidade, promoveu desvios e trajetos alternativos ao redor da avenida. A Rua Padre Bernardo da Silva, por exemplo, passou a ter um sentido só, o que aumentou bastante o fluxo de veículos pelo local.
A situação também fez com que ruas de acesso registrem filas nos semáforos dos cruzamentos. Uma delas é a Rua Cassiano Gonzaga. O número de carros e ônibus é tão grande que o vendedor ambulante Valmir dos Santos aproveitou para faturar vendendo água mineral.
No informe encaminhado à imprensa sobre as alterações, a Emdec disse ter reprogramado o tempo de todos os equipamentos semafóricos do trecho. Além disso, disse que posicionaria agentes de trânsito para prestar apoio nos locais e também forneceu o telefone 118 para os motoristas com dúvidas.