Recap e população aprovam veto a consumo de bebidas em postos

Foto: Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil

A lei estadual que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis foi bem recebida pela população de Campinas. O sindicato dos estabelecimentos da região, o Recap, também diz ter aprovado a medida.

O texto foi sancionado pelo governador de São Paulo, João Doria, do PSDB, e prevê que os produtos sejam ingeridos somente no interior das lojas de conveniências e restaurantes, ou em áreas específicas e distantes das bombas.

Os motoristas entrevistados questionam o costume de grupos de pessoas se reunirem nesses lugares, principalmente aos fins de semana. Todos concordam que a legislação serve para organizar e aumentar a segurança nesses locais.

Fabiana de Freitas, por exemplo, critica o uso do espaço destinado para a passagem de carros. Para ela, a lei serve para garantir que clientes, usuários e funcionários consigam transitar normalmente nas pistas de abastecimento.

Os artigos do texto estabelecem que avisos informando sobre a proibição sejam afixados em pontos de ampla visibilidade e que o responsável pelo posto deve advertir os infratores. Em caso de persistência, a polícia pode ser chamada.

O presidente do Recap, Flávio Campos, afirma que as placas serão confeccionadas e disponibilizadas em breve. Além disso, alega que a entidade teve participação direta na elaboração e na discussão do projeto na Alesp.

Caso a lei seja desrespeitada, o empresário ficará sujeito às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. Conforme a legislação, as penalidades decorrentes do descumprimento serão impostas pelos órgãos estaduais.

Há a previsão de multa, ou suspensão das atividades. Publicada em Diário Oficial, a lei já passou a valer, mas ainda depende de regulamentação. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as regras têm 60 dias para serem publicadas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.