Professoras da rede municipal de ensino da Prefeitura de Campinas afirmaram que não receberam parte das férias em dezembro passado como o prefeito Jonas Donizette (PSB) garantiu que iria fazer. A manifestação ocorreu depois de mais um protesto dos servidores públicos contra o atraso nos pagamentos de salários e 13º salários.
Em entrevista à CBN Campinas em 20 de dezembro, durante Assinatura da Ordem de Serviço para o início da implantação da rede de esgoto no Condomínio Caminhos de San Conrado, Jonas afirmou que pagaria até o final de dezembro as férias dos servidores da Educação que, diferentemente das demais categorias do município, recebem nessa época do ano.
A professora Cristiane Gigotti comentou que o valor foi publicado no holerite mas, na prática, não foi depositado. Ela disse ainda que não recebeu a licença prêmio a que tem direito e que, assim, fica difícil planejar o início do ano
Outra servidora da Educação Municipal, Cris Lima, também criticou a situação vivida com o atraso no pagamento. Ela comentou que tirou férias em janeiro passado e esperava receber o terço de férias em dezembro, o que não ocorreu.
Em nota, a Prefeitura reiterou que o pagamento da segunda parcela do salário dos servidores da ativa será feito na próxima sexta-feira (11) e a segunda parcela do 13º salário será depositada no dia 24 de janeiro. Disse também que é importante esclarecer que a primeira parcela do 13º já foi paga a todos os servidores e o auxílio-alimentação, no valor de R$ 982,56 para cada trabalhador, foi creditado no dia 28 de dezembro.
Com relação aos profissionais da Educação, a Administração Municipal fará o pagamento do prêmio férias e também da Licença Prêmio em pecúnia para quem tem este direito no dia 11 de janeiro, junto com o restante do salário.