Usuários dos ônibus de Campinas encontram dificuldades no uso do QR-Code

Foto: Flávio Botelho

O novo sistema de pagamento da passagem de ônibus em Campinas, o QR-Code, para quem não utiliza as modalidades do bilhete único, ainda está causando dificuldades para os usuários.

O sistema com o uso do código de barras começou a ser implantado de forma experimental, em 2014 e desde o último sábado, dia 19 ,passou a ser permanente. Com o bilhete de papel, o pagamento em dinheiro na catraca foi eliminado.

O operador de manutenção, Wanderley de Oliveira, mora em Jaguariúna e presta serviços, em Campinas.  Ao longo desta semana ele utilizou o sistema e não conseguiu passar na primeira tentativa. Quem encontrou dificuldade também foi o supervisor Diego Moraes, que teve que ser ajudado pelo motorista do ônibus. Outro passageiro que encontrou dificuldade na outra de passar na catraca foi o azulejista, Sebastião Pedro dos Santos, que mora em Paulínia. Na manhã desta quinta-feira, ele também teve que ser ajudado pelo motorista. Para o motorista, Joaquim Antonio de Andrade, que ajudou os passageiros a utilizar o QR-CODE na catraca, o problema está na forma em que o passageiro insere o bilhete de papel no leitor do código de barras.

Atualmente , para viajar no sistema de transporte coletivo de Campinas só mesmo com o bilhete único ou com o QR-Code, o bilhete de papel com o código de barras que pode ser comprado nos terminais de ônibus, nas agencias do Poupatempo e também em mais de 300 estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade.

Além desses locais o QR-Code pode ser adquirido pelo aplicativo de celular TRANSURC SMART. Por esse sistema o passageiro compra a passagem on-line e já passa direto com o celular no aparelho instalado na catraca dos ônibus sem a necessidade de imprimir o bilhete de papel que vem causando transtornos.

O bilhete com o QR Code tem custo de R$ 4,70 e não proporciona a integração. A validade é de 30 dias e não há possibilidade de reembolso pela não utilização da passagem.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.