Ouça ao vivo

Arquivamento de CP contra Jonas divide opiniões em Campinas

Foto: Valéria Hein

O parecer que indicou não haver evidência da omissão do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, nos desvios de verbas públicas do Hospital Ouro Verde, que foi aprovado pelos parlamentares da Câmara Municipal, dividiu as opiniões dos moradores da cidade.

No Ouro Verde, região que foi pivô de toda crise, Adriana Rosa Silvério, lamenta, que segundo ela, tudo tenha acabado em pizza. Para Francisco Gonçalves da Silva, no entanto, Jonas mereceu ser inocentado.

O Caso veio à tona em novembro de 2017, quando teve início a Operação Ouro Verde , do Ministério Público, que apura um suposto esquema de corrupção no Hospital, com prejuízos que podem chegar a R$ 25 milhões, por meio da OS Vitale, que administrava o Hospital.

Na 3ª fase da Operação, em novembro de 2018, sete prisões ocorreram, entre elas, empresários da OS Vitale e agentes públicos, incluindo o ex-secretário de assuntos jurídicos, Sílvio Bernardin, que teria agido diretamente para contratar fornecedores pela OS com preços superfaturados e entrega de vantagens indevidas de agentes públicos.

Foi após a 3ª fase da Operação que a Câmara aprovou a abertura da Comissão Processante, em 26 de novembro do ano passado, com pedido feito pelo Vereador Marcelo Silva, do PSD. O Autor do pedido convocou 10 testemunhas. Uma compareceu. O Ex-diretor da Vitale, Daniel Câmara, que assinou acordo de delação premiada para auxiliar as investigações do Ministério Público.

No depoimento de Câmara, se destacou uma declaração em que ele afirma que nesse suposto esquema de proprina a administração municipal teria pedido a quantia de R$ 400 mil mensais para cobrir gastos de campanha do Jonas. Nesse mesmo depoimento, no entanto, Daniel Câmara afirmou que só se encontrou uma vez com Jonas Donizette, no dia da assinatura do contrato com a OS Vitale.

Jonas Donizettte reafirmou durante todo esse processo que em nenhum momento, os depoimentos dos delatores o associaram ao esquema de corrupção. O processo relacionado à CP do Ouro Verde foi arquivado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.