A Câmara de Campinas recebeu a visita do Observatório Social, uma Associação que tem entre suas metas promover o controle social da gestão e a eficiência dos gastos e serviços públicos nos âmbitos federal, estadual e municipal, no Executivo e no Legislativo. De acordo com o presidente da entidade, Carlos Alberto Lemes de Moraes, o Observatório Social visa atuar como instrumento para a melhoria da gestão dos recursos públicos.
Entre os exemplos da atuação do Observatório, o presidente da entidade, Carlos Alberto Lemes de Moraes, que também é procurador da Fazenda Nacional, cobra mais transparência e melhor navegabilidade nos portais das Câmaras Municipais. O Observatório Social é uma organização apartidária e atua como instrumento de transparência.
Outro exemplo citado por Carlos Alberto, se refere à atuação da entidade como um canal que será aberto para denúncias e cita o exemplo da Operação Lava Jato que foi motivada por uma denúncia. O Observatório Social é uma organização apartidária, que surgiu originalmente em Maringá-PR, onde ocorreu uma situação de mau uso de recursos na prefeitura e, após o ocorrido, a sociedade se uniu em torno de ações para evitar novos problemas. O e-mail para quem quiser voluntário da entidade é o observatoriormc@gmail.com solicitando a ficha de inscrição.