Câmara de Amparo tenta barrar reservatório no Rio Camanducaia

Câmara de Amparo (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal Amparo aprovou, por unanimidade,  requerimento solicitando ao prefeito Luiz Jacob, do PSDB, o embargo das obras da Barragem Duas Pontes, no Rio Camanducaia. As obras ainda não começaram, por conta da falta da licença emitida pela ANA – Agencia Nacional de Água.

De acordo com o vereador Gilberto Piassa Filho, do PTB, um dos autores do requerimento, além da falta da Outorga, da agência reguladora, existem vários outros motivos para o embargo. Entre eles está a falta de alvará e de um plano de emergência, pois, na parte abaixo da futura barragem moram cerca de cinco mil pessoas.

O projeto segundo o parlamentar, é uma cópia de um outro projeto desenvolvido na década de 70 e que não foi adiante, ou seja é um projeto muito mau feito.

O vereador de Amparo, Gilberto Piassa Filho, cita também que desde 2014, quando o Governo do Estado deu inicio ao projeto da construção das barragens, que tem como proposta garantir a segurança hídrica da região, nenhum proprietário de terra que será desapropriada recebeu alguma proposta oficial.

Além de todos os problemas apresentados, o parlamentar afirma que a tragédia das barragens de resíduos de minério, em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, acendeu o alerta, pois há semelhanças na construção.

A mobilização em Amparo segue o exemplo do que já vem ocorrendo na vizinha Pedreira, que também tenta embargar a futura barragem no Rio Jaguari.

De acordo com o vereador Gilberto Piassa Filho, o requirimento parlamentar pedindo o embargo das obras da Barragem Duas Pontes, no Rio Camanducaia, já foi encaminhado ao prefeito de Amparo que tem prazo de 20 dias para responder.

Caso contrário a Câmara vai encaminhar o requerimento ao Ministério Público.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pedágios da Via Colinas agora aceitam cartão de crédito por aproximação

Começa construção do Anel Viário de Cordeirópolis

Pés descalços no frio podem trazer resfriado? Descubra!

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.