Ouça ao vivo

Câmara de Amparo tenta barrar reservatório no Rio Camanducaia

Câmara de Amparo (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal Amparo aprovou, por unanimidade,  requerimento solicitando ao prefeito Luiz Jacob, do PSDB, o embargo das obras da Barragem Duas Pontes, no Rio Camanducaia. As obras ainda não começaram, por conta da falta da licença emitida pela ANA – Agencia Nacional de Água.

De acordo com o vereador Gilberto Piassa Filho, do PTB, um dos autores do requerimento, além da falta da Outorga, da agência reguladora, existem vários outros motivos para o embargo. Entre eles está a falta de alvará e de um plano de emergência, pois, na parte abaixo da futura barragem moram cerca de cinco mil pessoas.

O projeto segundo o parlamentar, é uma cópia de um outro projeto desenvolvido na década de 70 e que não foi adiante, ou seja é um projeto muito mau feito.

O vereador de Amparo, Gilberto Piassa Filho, cita também que desde 2014, quando o Governo do Estado deu inicio ao projeto da construção das barragens, que tem como proposta garantir a segurança hídrica da região, nenhum proprietário de terra que será desapropriada recebeu alguma proposta oficial.

Além de todos os problemas apresentados, o parlamentar afirma que a tragédia das barragens de resíduos de minério, em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, acendeu o alerta, pois há semelhanças na construção.

A mobilização em Amparo segue o exemplo do que já vem ocorrendo na vizinha Pedreira, que também tenta embargar a futura barragem no Rio Jaguari.

De acordo com o vereador Gilberto Piassa Filho, o requirimento parlamentar pedindo o embargo das obras da Barragem Duas Pontes, no Rio Camanducaia, já foi encaminhado ao prefeito de Amparo que tem prazo de 20 dias para responder.

Caso contrário a Câmara vai encaminhar o requerimento ao Ministério Público.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.