MP apura potencial de risco em barragens no Estado de SP

Represa de Salto Grande, em Americana (Foto: Henrique Bueno)

Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito para averiguar o potencial de risco ou de dano associado das barragens no Estado. O alerta veio após o rompimento de barragem da empresa Vale. Desta vez na cidade mineira de Brumadinho. O 3º promotor de Justiça do Meio Ambiente da Capital, Geraldo Rangel de França Neto, explica que a medida tem o objetivo de analisar os procedimentos de licenciamento e fiscalização de barragens pelos órgãos competentes e averiguar se essas entidades estão cumprindo a Legislação.

Apesar de análises iniciais não terem apontado risco de rompimentos em São Paulo, o Ministério Público cobra informações à sociedade sobre as condições das barragens. No inquérito, a Promotoria pede, entre outras diligências, que a Cetesb esclareça qual o número de barragens e diques licenciados no Estado de São Paulo, indicando qual o tipo de uso e as cidades onde elas se situam, e quantas apresentam algum risco relevante, seja para população do entorno ou para o meio ambiente.

A medida inclui as barragens de Amparo e Pedreira e até mesmo aquelas que ainda estejam em processo de licenciamento. O procedimento solicita também ao DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica- informações sobre a classificação da categoria de risco e de categoria de dano potencial associado para as barragens sob sua fiscalização.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PA Zanaga passa a oferecer atendimento pediátrico 24h em Americana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.